Seu pneu está careca? Saiba os riscos - Oborrachão

Seu pneu está careca? Saiba os riscos

Sendo o pneu a base principal do seu carro, é de extrema importância que ele esteja dentro dos parâmetros das leis, garantindo assim uma viagem segura ao motorista e a todos os passageiros. Então os cuidados rotineiros para garantir que ele esteja em bom funcionamento precisam ser feitos com atenção.

Mas você sabe os riscos para quem já tem um pneu careca?

O pneu fica careca devido ao tempo de uso, pois o atrito constante com o solo vai gerando um desgaste comum na superfície do mesmo, fazendo com que ele perca as características de aderência como a profundidade. Um pneu liso aumenta significativamente o risco de acidentes, e também existem os riscos de;

Aquaplanagem

Acontece quando existe uma fina camada de água entre o pneu e o solo.  Sem a profundidade dos sulcos do pneu, que existem com a função de drenar a água, o pneu perde o contato seguro com o solo podendo deslizar de maneira a causar acidentes.

Tempo de resposta ao frear

Um pneu liso faz com que o veiculo deslize de maneira indesejada pelo solo, pela falta de aderência, reduzindo a ação rápida dos freios.

Ainda que o condutor possua bons reflexos, em situações adversas, um carro com o pneu já desgastado não irá frear de forma eficaz.

Falta de estabilidade

A má forma do pneu também acaba afetando na direção geral do veículo, deixando-o mais instável e desconfortável. Ao empregar velocidade pode ser observado também trepidações e barulhos nas rodas.

Risco de atolamento

Pela falta de aderência que já citamos, o risco de atolamento se torna bastante elevado quando o pneu não está nas devidas condições.

Infração de trânsito

Trafegar com pneus carecas também é uma infração de trânsito, que pode gerar multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

O que fazer para evitar esses problemas?

Mantenha sempre a revisão do veículo em dia e não deixe de conferir também, o desgaste dos pneus. Mantenha bons hábitos quando ao uso, como o rodízio de pneus e calibração adequada. Quando houver necessidade, compre novos para substituir aqueles que não estão em condição de uso.

Cuidar dos pneus é cuidar da sua segurança e de todos aqueles que viajam com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *